50ª ASSEMBLEIA DA ABN
Na sexta feira 05 de fevereiro de 2021, a 4ª Igreja Batista em Nilópolis abriu suas portas para a realização da Assembleia Anual da Associação Batista Nilopolitana, um evento que se realiza ininterruptamente desde 1972.
Este congresso estava agendado para acontecer aqui em nossas dependências, mas devido à pandemia e o uso do Ginásio coberto pela Prefeitura Municipal, a liderança da Associação entendeu que não seria prudente expor os mensageiros a um risco ainda maior, fazendo suas reuniões tão próximo ao centro de triagem do Covid 19.
O que poucos sabem é que a Associação nasceu no coração de Henrique Marinho Nunes, pastor que também fundou nossa Igreja. Ele era um homem de visão e de coração inteiramente comprometido com a expansão do reino de Deus e foi o mentor desta organização, que surgiu para aproximar as Igrejas e zelar pela sã doutrina bíblica, mas ele mesmo não quis fazer parte de sua diretoria, então elegeram o saudoso Pastor Jorge Coelho da PIB de Olinda, como seu primeiro Presidente.
Em 1986 a PIBN deixou de fazer parte da ABN indo ajudar a consolidar a Associação Batista Queimadense. Naquele tempo, o então distrito de Queimados estava trabalhando por sua emancipação política e um grupo de Igrejas resolveu organizar sua Associação e a PIBN foi convidada a participar e cooperou por nove anos. Quando a ABAQUE já estava consolidada, então pedimos novamente filiação à Nilopolitana que de braços abertos nos recebeu e aqui estamos até agora.
A relação da Igreja com a Associação não é uma relação de subordinação, mas de cooperação e fraternidade como é próprio das tradições Batistas, por isso cooperamos e trabalhamos de diversas formas para fortalecer esses laços e essa organização. Na sexta feira tivemos a oportunidade de lembrar tudo que falamos acima no sermão de abertura, no qual a ABN nos deu a honra de ser o orador.
Pastor Levy de Abreu Vargas