EDUCAÇÃO CRISTÃ. A base de uma vida saudável.
A Educação, segundo as definições etimológicas das palavras Educare e Educere, originadas no latim, tem como propósito fazer o homem crescer (física, intelectual, emocional, espiritual, social, afetiva, ética etc.) em todos os aspectos da vida. Com o passar do tempo no entanto, novas ideias sobre educação surgiram e a foram desviando de seu objetivo original: dar crescimento e promover uma instrução saudável no indivíduo em sua forma integral. Nossas escolas públicas e privadas têm sofrido com todas as influências de um mundo cada vez mais desumano e longe dos propósitos de Deus. Como resultado da perda do rumo original, temos hoje, professores doentes, alunos doentes, escolas doentes, e como consequência, uma sociedade doente, porém se tivéssemos uma educação que abrangesse todo o ser do homem, viveríamos em um mundo um pouco melhor.
A educação cristã por outro lado, tem como proposta desenvolver processos de ensino e aprendizado de valores, cujas crenças e práticas estejam em acordo com os ensinamentos bíblicos. Ela pode ocorrer em diversos ambientes e nos mais diferentes cenários, especialmente nos tempos de internet onde o conhecimento não tem limite. O foco da educação cristã é levar a sociedade ao conhecimento da Bíblia Sagrada que é a palavra de Deus. Nela encontramos ensinamentos para todas as áreas das relações humanas. Nesse tempo, quando os valores essenciais (família, ética, moral, trabalho etc.) estão se perdendo e os bons costumes sendo desprezados, precisamos voltar à Bíblia onde encontraremos as diretrizes que nos tornarão melhores cidadãos, responsáveis e conscientes para servir à família, ao próximo e à nossa geração. Nela aprendemos a conviver com nossos semelhantes, a amar e perdoar na mesma intensidade.
A Educação secular (ensino público e privado) tem se esforçado, mas os resultados ainda estão longe do que é desejado. Por outro lado, a Educação cristã ministrada nas Igrejas tem transformado vidas, tem salvado casamentos do desastre do divórcio, tem curado enfermos e libertado pessoas de vícios e vidas degradantes, e pode fazer mais, muito mais, se nos apegarmos a ela e seguirmos em frente com o nosso propósito.
O novo ano letivo, dentro e fora da Igreja está só começando. Se desejamos de fato um crescimento pleno e saudável em todos os aspectos da nossa vida, deixemos que a educação cumpra o seu papel e façamos a nossa parte.
Pastor João Carlos Cruz de Lima