A Primeira Igreja Batista em Nilópolis nasceu em 21 de abril de 1939, filha da primeira Igreja Batista de São João de Meriti.
Naquele tempo eram apenas sete pessoas: Pastor José Silveira, Henrique Marinho Nunes, Maria Geralda Nunes, Davi Ferreira de Almeida, Maximiano Ferreira, Vitalino Ferreira e Antônio Costa Sobrinho.
O local era na Avenida Mirandela 434, uma loja pequena que tinha servido como carvoaria.
Ali a Igreja permaneceu até 19 de setembro de 1943 quando inaugurou o primeiro Templo na então Rua das Laranjeiras, que hoje se chama Rua Zezinho.
Milhares de batismos foram realizados ao longo desses 81 anos bem vividos. A Igreja organizou outras 33 Igrejas que por sua vez organizaram outras Igrejas e assim a obra Batista cresceu significativamente nessas seis décadas.
Também foi da Igreja a iniciativa de criar o primeiro Ginásio no Município. O primeiro Seminário Teológico e o primeiro programa radiofônico.
Integrada à obra Denominacional, a Igreja sempre vibrou por missões, e fez tanto em ofertas como em doações de vidas. Vários ex-membros da Igreja estão hoje espalhados pelo Brasil e pelo Mundo realizando a Obra da Evangelização.
Atualmente a Igreja conta com 984 membros, sete ministérios, possui um templo para cerca de 600 pessoas sentadas, dois estacionamentos, um ginásio de esportes e amplas instalações que servem à comunidade na área social, esporte e lazer.