Pastor Levy de Abreu Vargas

SIMPLESMENTE NESBRA

Parece que foi ontem, mas lá se vão trinta dias do período sabático e estamos em plena atividade. Nossa agenda está cheia de compromissos até novembro e graças a Deus todos eles ligados à família e às Igrejas que estão nos recebendo por aqui. É maravilhoso saber que fazemos parte de uma grande família em todo o mundo, mesmo com a barreira da língua temos conseguido nos comunicar em tudo que é essencial.

Neste último fim de semana estávamos em Londres, a capital da Inglaterra. Até lá são cerca de 06h de ônibus devido às conexões, mas foi uma viagem agradável passando por fazendas de ovelhas e plantações de feno. Em Londres ficamos hospedados na casa da irmã Paulet, uma Jamaicana que veio para a Inglaterra ainda bem pequena. Para circular pela cidade tivemos o auxílio do Google Mapas e para outras informações mais complexas descobrimos o Google tradutor e assim, circulamos com desenvoltura e segurança pelos pontos mais importantes. Tivemos também a ajuda de um irmão, mas essas ferramentas foram essenciais para nossa segurança.

Ainda em Londres, o Senhor me deu a alegria de realizar dois grande desejos: assistir ao vivo a troca da guarda no Palácio de Buckingham, residência oficial do Rei Charles, e cultuar no Tabernáculo Metropolitano, a Igreja que Charles Haddon Spurgeon pastoreou por 38 anos. A história dessa Igreja merece um parágrafo à parte.

Ela se organizou em 1650, trinta anos depois que os “Pais Peregrinos” deixaram a Inglaterra. Neste tempo o Parlamento Inglês tinha banido as reuniões batistas, raízes do atual Tabernáculo. Para evitar problemas, o grupo se reunia na casa de uma viúva (senhora Colfe). Seu primeiro Pastor foi William Rider, em seguida vieram outros pastores até quem em 1853 Spurgeon tomou posse e pastoreou a Igreja por 38 anos, chegando a congregar naquela época mais de 10.000 pessoas para ouvi-lo. Seu ministério foi marcado por muitas realizações: criação de um seminário, um orfanato, uma sociedade de literatura Cristã e a plantação de mais de 200 Igrejas. Seus sermões foram reunidos e estudados por várias gerações de pregadores. A coleção completa tem 62 volumes.

O templo original da Igreja foi destruído duas vezes por incêndios, um em 1898 e outro durante os ataques da Luftwaffe, a poderosa força aérea alemã na 2ª grande guerra, mas felizmente foi reconstruído e hoje é um local que abriga cerca de duas mil pessoas de forma bem confortável. Os cultos têm tradução simultânea para o Espanhol e o Português, entre outras línguas. Ainda em Londres cultuamos no dia 01/09 pela manhã na Igreja de New River, a Igreja que temos as relações mais amistosas.

Mas não ficamos apenas em Londres, nesses trinta dias visitamos as Cidades de York, Leeds, Harrogate e Ripon. Essa última é a cidade de Lewis Carrol, autor do clássico “Alice no País das Maravilhas”, lançado em 1865 e continua vendendo aos milhares até hoje.

Não devemos esquecer que apesar das perseguições, daqui saíram os batistas que colonizaram a América e da América vieram os missionários que evangelizaram o Brasil. Estar aqui envolvido com a Igreja é um grande presente de Deus para nós. Obrigado PIBN.

Só para concluir, o nome da cidade que estamos morando se escreve Knaresborough, mas se pronuncia apenas “Nesbra”.

Pastor Levy e Leonor