HERÓIS ANÔNIMOS
A semana que se encerrou deixou um saldo de pelo menos três óbitos em lares de nossa Igreja: Irmão Claudemiro Pereira, fotógrafo por mais de cinco décadas na PIBN; Senhor João Nahum, esposo da irmã Maria Irene Ribeiro Nahum e Wagner Gustavo Albino de Almeida, filho da nossa querida irmã Cleuza Maria Albino de Almeida. A dor de perder ente querido é muito grande, mas o conforto de saber que foram cuidados até o último momento, aplaca um pouco o nosso sofrimento.
Infelizmente, foi preciso que um vírus impiedoso causasse tantas baixas para lembrar a importância de uma classe quase invisível: OS PROFISSIONAIS DA SÁUDE. Não falo apenas do médico, mas principalmente dos outros operários hospitalares (enfermeiros, técnicos diversos, serventes, maqueiros, motoristas de ambulâncias, seguranças e tantos outros) que diuturnamente trabalham sem as condições necessárias para que o sistema não pare e vidas sejam salvas.
Quando os primeiros profissionais da saúde começaram a morrer por contaminação na China, foi que o mundo se apercebeu deles. Pessoas que passavam 12, 16 , 24 horas em um plantão e voltavam para casa exaustos e frustrados em ver tanto esforço desperdiçado. Muitos levaram sem saber o vírus para casa e contaminaram familiares que também morreram. Os combatentes desta guerra não conheciam a letalidade e a voracidade de um inimigo invisível, mas não abandonaram a luta.
“É uma vergonha que um astro de futebol ou do show business ganhe tanto dinheiro, enquanto a ciência e a pesquisa tenha que mendigar verbas”, desabafou uma cientista em rede nacional. Ela pedia mais recursos para a pesquisa e melhores salários para a classe, mas foi apenas mais um desabafo que certamente não vai reverberar porque ninguém se importa, até precisar deles, mas passada a crise também se esquecem…
Por isso neste domingo triste, depois de três perdas irreparáveis, eu quero honrar esses Profissionais idôneos, esses trabalhadores natos, essa classe nobre, e esses combatentes suicidas, esses heróis anônimos, dizendo que nossa honra e nossa recompensa virão do Senhor, pois essa é a sua promessa. Lucas 12.43.
Pastor Levy de Abreu Vargas,
Técnico de enfermagem e Laboratorista pela EsSEx.