NÃO ANDE SOZINHO
A primeira vez que li essa frase foi no Centro de Treinamento Radical da Junta de Missões Nacionais da CBB em Manaus. O Centro é um importante polo que forja o caráter missionário nos vocacionados para servirem na Selva Amazônica. Mas não é apenas na selva que você corre riscos andando sozinho, o isolamento e a solidão nos tornam vulneráveis em qualquer lugar do planeta e até mesmo dentro da própria casa.
Vejam essa história, cujos nomes foram substituídos: Tom deixou de pagar o aluguel por um mês, não pagou no mês seguinte, e assim fez também no terceiro mês. Para evitar constrangimento, ignorou todas os contatos da imobiliária esperando que a situação pudesse mudar, até que uma ordem de despejo foi expedida e ele teve que deixar o imóvel, sem se livrar das dívidas.
Quando Tom deixou de pagar o primeiro mês, muitas coisas poderiam ter sido feitas para ajudá-lo: Ele tinha amigos, tinha parentes, possuía bens, frequentava uma Igreja, mas envergonhado em expor suas necessidades não consultou ninguém. À medida que o tempo passava e a situação se agravava, mais ele se isolava. Antes que todos soubessem o que de fato tinha acontecido, ele já estava na rua.
O que serve para o aluguel, serve para uma enfermidade, um desemprego, uma crise conjugal, dificuldades com os filhos, as drogas e até mesmo as crises de caráter existencial. Uma pesquisa realizada em 1990 revela que quando um grupo de pessoas com problemas semelhantes compartilham suas dificuldades, as chances de resolvê-las são 55% maiores.
O Apóstolo Paulo nos ensinou: “Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a Lei de Cristo.” A única coisa que você consegue escondendo seus problemas é garantir que ninguém se importe, e nem ajudem em suas dificuldades.
Portanto, não ande sozinho, compartilhe sua vida, sua alegrias, suas vitórias e até mesmo suas necessidades. É Bíblico. É saudável. É libertador.
Pastor Levy de Abreu Vargas