PEQUENOS GESTOS, GRANDES RESULTADOS
Os dicionários definem a palavra gratidão como a qualidade de quem é grato. Também é a expressão de reconhecimento por alguém que presta um favor ou benefício, mas também pode ser a manifestação de simpatia por coisas que alguém fez, ou está fazendo em benefício do bem comum.
Todos os dias recebemos muitos favores, mas estamos tão acostumados a eles que nem percebemos. Só para lembrar: O recolhimento do lixo, a correspondência que chega, o carinha da internet que resolve seu problema de conexão, o mototaxi que traz a comida, a “secretária” que arruma sua casa, passa suas roupas, em fim, há tantas pessoas fazendo tantas coisas para facilitar nossa vida que nem lembramos de agradecer, mesmo pagando.
Recentemente entre idas e vindas ao templo da Igreja, percebi que as equipes de saúde que trabalham no centro de triagem do Covid 19 (que funciona no ginásio da Igreja) vivem sob pressão constante, pois além da demanda dos pacientes, eles mesmo estão em risco permanente de contaminação. Nesse dia havia uma fila com mais de vinte pessoas aguardando do lado de fora o atendimento. Dentro, as alas estavam lotadas.
Fiquei pensando no que poderíamos fazer como gratidão pelo serviço que prestavam ao nosso povo e a resposta veio na mesma noite: Um lanche saudável, feito com afeto e asseio seria bem vindo em qualquer lugar do planeta, e muito mais quando a jornada de trabalho é longa (12 horas), o salário é pequeno e o comércio está fechado por causa da pandemia. Então, desde o dia 04 de maio temos levado em nome da Igreja um lanche para cada membro da equipe. Falei sobre isso nas Lives da Igreja e alguns irmãos têm me ajudado e contribuído com iguarias deliciosas. Irmã Luciana Guedes (entre vários outros irmãos), além de preparar e embalar os lanches colocou um “recadinho” agradecendo o trabalho deles. Confesso que tem sido prazeroso servir aqueles que servem. Essa é a nossa forma de mostrar gratidão.
Coincidência ou não, na quarta feira 13 de maio à tarde, eu recebi a ligação de uma pizzaria informando que tinham uma entrega para mim. “Mas eu não fiz nenhuma encomenda”, Respondi. –Sim, você não fez, mas nós temos visto o seu esforço em cuidar dos outros e queremos cuidar de você também. Quando o milagre acontece o melhor é receber a bênção sem fazer perguntas, então dei o endereço e mais tarde, no horário marcado, lá estava uma linda jovem com a pizza nos braços e um sorriso no rosto dizendo que era minha a encomenda, e foi muito bom… Isso é gratidão.
Seja grato e o mundo se tornará um lugar mais humano e mais confortável.
Pastor Levy de Abreu Vargas