“SELAH” A VOZ DO SILÊNCIO
Há no livro de Salmos uma expressão que sempre me chamou atenção: A palavrinha “selah, Selá ou Selãh” conforme a linguagem, pode ter vários significados, mas nenhum erudito responsável foi capaz de dar a última palavra sobre ela. O consenso é que se trata de uma pausa no texto ou na música, conforme a circunstância. Ela aparece também três vezes no livro de Habacuque.
Vamos pensar que ela signifique apenas uma “pausa”, um breve silêncio na leitura, na canção ou na vida. O silêncio faz muita falta em muitas circunstâncias, especialmente se sua atividade está ligada a pessoas, relacionamentos e liderança. Se você trabalha com pessoas é bom lembrar o conselho do nosso irmão Thiago: “Toda pessoa esteja pronta para ouvir, tardia para falar e mais tardia ainda para se irar, pois a ira do homem não opera a justiça de Deus”. Thiago 1.19-20.
Selah. Ouvir o que não se quer é melhor que não ouvir. Selah. Uma pausa para refletir é sempre mais sábio que se irar. Selah. Não é covarde o que se cala, para não descer ao nível de quem o ofende. Selah. O amor cobre uma multidão de pecados. Selah, O tolo fala o que pensa, sem pensar no que fala. Selah, temos dois ouvidos para ouvir e uma noite inteira para pensar. Selah, não precisamos responder a toda provocação e nem ofender a quem nos ofende…Selah, selah, selah…
Uma das lições mais preciosas que tive no curso de Discipulado Dinâmico foi o desafio de ficar um dia sem falar. Falar apenas o que era essencial e sem alongar na resposta. Claro que precisei explicar a Leonor e ela às crianças (à época) o que estava acontecendo, antes que tivessem conclusões precipitadas. O resultado foi surpreendente.
Há muitas vozes e muitas falas à nossa volta. Tente fazer uma pausa e ouvir a você mesmo e seu interior.
Pastor Levy de Abreu Vargas